A quantidade de informações aumenta vertiginosamente a cada dia, sendo assim, é fundamental saber filtrar o que existe de mais importante para não se dispersar e tomar melhores decisões. Será que os gestores têm tempo para isso? Normalmente não. Uma ótima alternativa à casos é o uso de dashboards.
Mas o que são dashboards? Qual a sua importância e como eles funcionam? É possível utilizá-los em um escritório jurídico? Para ajudar você a responder estas dúvidas, criamos este artigo e daremos dicas práticas para você implementar. Continue a leitura e confira!
O que são dashboards e quais suas funções?
Dashboards são painéis de gerenciamento que consolidam as informações mais significativas, numa única tela, a partir de gráficos, tabelas ou formas gráficas que possibilitem ao usuário a tomada de decisão rápida e assertiva.
A principal função do dashboard é expor de forma clara e objetiva um consolidado das análises reproduzidas a partir de cruzamentos de dados advindos de diversos sistemas e bases.
Por que eles são importantes?
É a partir do dashboard, que dados são transformados em informações extremamente úteis e de fácil entendimento, sendo uma solução verdadeiramente estratégica.
Tendo as informações acessíveis nesses painéis, as tomadas de decisões tornam-se mais assertivas, ideias são estimuladas e tendências analisadas, além de serem um meio de comunicação simples e eficiente.
Mas, para que os resultados esperados sejam alcançados, alguns passos devem ser seguidos. Confira abaixo!
1. Crie dashboard de página única
A prática de apresentar todas as funcionalidades na mesma página, torna mais prática a visualização e, consequentemente, a interpretação dos resultados. É possível a contemplação de todas as informações essenciais ao alcance dos olhos. Dessa forma, o processo de análise e interpretação das informações tornam-se mais eficientes.
2. Configure um alarme
A configuração de uma ferramenta de alerta torna o dashboard ainda mais poderoso e profissional. O objetivo é que, em meio a tantas informações, o gestor seja alertado no momento em que um dado importante apontar algum tipo de alteração, facilitando a ação imediata para sanar o problema.
3. Acrescente símbolos ao dashboard
Substitua as habituais cores verde, amarela e vermelha, que normalmente são utilizadas para apresentar resultados, por símbolos. Uma alternativa é usar um “X” ou “-” para um resultado negativo ou não desejado e um “+” para um resultado positivo.
4. Configure somente os efeitos e imagens necessárias
Embora sejam bonitos e talvez até chamem atenção, efeitos e imagens em excesso tiram o foco do que é mais importante. Quando necessários, efeitos e imagens devem ser simples e ter o objetivo de destacar as informações.
Dashboard para escritórios de advocacia?
Para o mercado jurídico, uma ótima dica é utilizar indicadores que passam uma ideia de “temperatura”. Você pode indicar quais casos podem explodir (mais quentes) ou mais amenos (frios). Você pode, ainda, usar para gerir equipes, avaliação desempenho e verificar o status financeiro.
Agora que você sabe o que são dashboards, utilize-os em seu escritório para ter mais organização, visibilidade e facilitar a sua gestão e tomada de decisões. O foco no que é mais importante aumentará a produtividade e os seus lucros. Se precisar de ajuda fale conosco, estamos aqui para ajudá-lo!