O modelo autocrático de gestão é bastante conhecido e, geralmente, os gestores que atuam dessa maneira possuem os mesmos hábitos: passam as ordens logo cedo e se “escondem” no escritório. Quando chega o fim do dia, aparecem cobrando os resultados. Sem presença, comprometimento ou nenhuma afinidade com a equipe. Certamente, trata-se de um modelo ultrapassado.
Hoje, a palavra chefia, inclusive, foi substituída pelo termo liderança. Isso significa que não basta ocupar um cargo de hierarquia superior no seu escritório de advocacia, é preciso atuar em conjunto com a equipe e guiar todos de maneira harmônica e coesa. Só assim é possível manter um bom desempenho e um padrão de qualidade.
O assunto é importante, por isso, resolvemos trazer algumas dicas para delegar tarefas com eficiência. Confira a seguir!
Realize feedbacks apropriados
Muitos profissionais acreditam que o feedback é um momento dedicado a fazer correções disciplinares nos advogados colaboradores. Claro, esse é um momento oportuno para realizar esse tipo de abordagem, mas é apenas uma das suas funções. Na realidade, os feedbacks podem ser encarados como um processo de treinamento e motivação.
A ideia é que a abordagem, portanto, tenha um foco específico. Os feedbacks apropriados são o de desenvolvimento, que têm como missão orientar o colaborador em relação às práticas da empresa, e o feedback positivo, com o objetivo de reforçar e encorajar boas condutas. Já os feedbacks ofensivos ou insignificantes (quando faltam elementos objetivos para orientar o colaborador), devem ser evitados.
Evite o sentimento de urgência
Muitos ainda confundem os conceitos de urgência e importância — ou, pelo menos, parecem confundir. Enquanto as tarefas importantes possuem alto valor agregado, as urgentes apenas possuem um prazo diminuto, mas isso não quer dizer que, de fato, sejam importantes. Acontece que, em muitos escritórios de advocacia, qualquer tipo de tarefa burocrática parece a coisa mais importante do mundo.
Esse é apenas um sintoma de um ambiente de trabalho onde a gestão de tarefas e a delegação são feitas de maneira equivocada. A gestão de tempo é a forma para lidar com esse tipo de situação. Se o escritório possui um dashboard, por exemplo, já consegue elencar as prioridades, organizar as atividades e trabalhar para que o sentimento de urgência seja menos comum.
Participe da rotina como um líder
Não basta delegar tarefas. Como vimos, esse é o tipo de postura ultrapassada em qualquer tipo de ambiente de trabalho e, é claro, isso inclui os escritórios de advocacia.
É fundamental que o profissional atue ativamente junto dos colaboradores para motivá-los e orientá-los. Ele deve ser uma espécie de mentor, um coaching para os demais profissionais.
Assim, é possível reciclar o conhecimento na empresa e manter os profissionais alinhados, o que é fundamental para manter um padrão uniforme de qualidade.
Conte com o suporte da tecnologia
Por fim, é muito importante considerar a utilização da tecnologia para facilitar a delegação de tarefas na empresa. Com os dashboards, por exemplo, você consegue acompanhar o desempenho de cada um dos profissionais, além de delegar tarefas de acordo com a disponibilidade.
Essa é uma oportunidade para você ganhar não só agilidade na hora de decidir o profissional ideal para receber a tarefa, mas, principalmente, para administrar dados importantes sobre o seu escritório. Certamente, essa pode ser uma excelente ferramenta disponível na de delegar tarefas.
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