Poucos são os profissionais da área de Direito que entendem a importância da gestão jurídica para a perenidade e fortalecimento de seus escritórios no mercado.
E como os conhecimentos administrativos nem sempre são os pontos fortes dos advogados, vamos ajudá-los a mudar esse cenário oferecendo 5 dicas úteis para serem implementadas na rotina dos empreendimento jurídicos.
E se você é um desses profissionais que precisa ampliar seus conhecimentos sobre gestão, leia já este post!
1. Faça o planejamento estratégico do escritório jurídico
Para que um escritório de advocacia possa crescer e prosperar no mercado é necessário que ele tenha um planejamento estratégico.
Ao elaborar tal documento, será possível ter uma visão ampla sobre toda a gestão jurídica do empreendimento, o que proporcionará mais controle sobre ele. Isso significa saber onde o escritório está, onde ele poderá chegar, quanto é necessário para pagar as contas e quanto é preciso cobrar para obter lucro.
Para desenvolver um planejamento é necessário pensar estratégias, ações, definir metas, prazos e orçamentos. E, para isso, é importante entender um pouco sobre administração e desenvolver, de maneira clara, a ideia de que o escritório é uma empresa.
2. Contrate os profissionais adequados
A contratação de profissionais qualificados, que tenham expertise em relação à dinâmica de um escritório de advocacia — mesmo que o trabalho a ser desempenhado não esteja diretamente relacionado à área — é fundamental para que a gestão jurídica seja feita da melhor forma.
E para tanto, é preciso estar atento aos diversos perfis na hora do processo seletivo para que as escolhas certas sejam feitas. Em seguida, é necessário treinar esses colaboradores e designar a cada um deles as tarefas que serão de suas responsabilidades, para que eles as compreendam com clareza e possam, assim, colocá-las em prática de forma produtiva.
3. Formalize uma estrutura de rotinas de trabalho
Outro ponto que colabora para a gestão do escritório é o de estruturar as rotinas de atendimento aos clientes. Para elaborar isso, pense sobre todos os processos que ocorrem diariamente: do agendamento de uma consulta à finalização de um processo judiciário.
Mapeie todos os passos considerando os procedimentos, pessoas envolvidas, atividades (registro de informações, cobrança, recebimento de documentos etc.), entre outros.
Após tal identificação, faça um mapa de toda essa estrutura e permita que todos os colaboradores tenham acesso a ele. A partir desse documento, a execução das atividades e o monitoramento da qualidade dos serviços serão mais fáceis e mais eficientes.
4. Ofereça um atendimento de qualidade
Um dos diferenciais que um escritório de advocacia pode oferecer aos seus clientes é o de ter um atendimento de qualidade. E, para isso, o primeiro passo é o de ter todas as informações referentes a esta pessoa de maneira organizada e disponível para acesso rápido.
Ter esses dados em mãos facilitará o entendimento sobre os processos, datas, valores e prazos de todos os atendimentos e etapas em andamento.
Ao transmitir as informações de maneira ágil e correta ao cliente, com toda a certeza ele verá o seu consultório positivamente, irá retornar sempre que necessário e o indicará a seus conhecidos.
5. Use um software para fazer a gestão jurídica
Automatizar os processos de um escritório jurídico é fundamental para garantir a eficiência nas rotinas, para ter um controle preciso sobre os processos administrativos e para entender se o negócio está no caminho certo.
Atualmente é possível encontrar no mercado diversos softwares que podem ser customizados por especialistas e que garantirão a organização e o fácil acompanhamento das informações inseridas no sistema, o que consequentemente resultará na excelência dos serviços prestados.
Depois de ter aprendido estas 5 dicas, conheça agora quais são as métricas e indicadores que um gerente jurídico precisa acompanhar e potencialize ainda mais a sua gestão jurídica.